História

A Silea Participações Ltda. representa uma grande tradição no ramo de investimentos do setor elétrico brasileiro.  Sua consolidação administrativa, técnica e financeira tem como base sua experiência e estrutura gerencial inovadora.

As atividades desenvolvidas pelos controladores da empresa iniciaram-se em 1961, com a participação na construção de Chopim I, primeira usina de propriedade da COPEL, que é a concessionária de energia elétrica do estado do Paraná. Cinco anos depois, colaborou na construção da antiga Usina Júlio de Mesquita Filho, também no rio Chopim, estado do Paraná. Posteriormente, participou na construção das grandes usinas hidrelétricas de Salto Osório, Salto Santiago, Foz do Areia, Itaipu – Brasil/Paraguai, Segredo e Salto Caxias, todas essas também no estado do Paraná. No estado de São Paulo, atuou nas usinas de Porto Primavera, Três Irmãos e Gramínea.

Após atuar, durante anos no segmento de construção de empreendimentos de geração de energia, a experiência e know-how dos sócios da atual SILEA Participações Ltda. os conduziram a investir em negócios próprios nesta área, criando na década de 90 sua precursora, a DM Participações Ltda.

Hoje sob o nome de SILEA Participações Ltda. tem administração profissionalizada, estando estruturada em unidades de negócio. É autônoma com relação à política de investimentos, decisões estratégicas, finanças e planejamento tributário. Os investimentos da SILEA são exclusivamente em empreendimentos sustentáveis no setor elétrico, mais especificamente nas Pequenas Centrais Hidrelétricas de Costa Rica e Alto Sucuriú, no estado de Mato Grosso do Sul, Foz do Chopim e São Francisco, no estado do Paraná e Bocaiúva, no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento desses empreendimentos foram constituídas as Sociedades de Propósitos Específicos (SPE) denominadas, respectivamente, Costa Rica Energética Ltda., Ônix Geração de Energia S.A., Foz do Chopim Energética Ltda., Gênesis Energética S.A. e Cravari Geração de Energia S.A.