PCH Costa Rica

Localizada no rio Sucuriú, município de Costa Rica, estado de Mato Grosso do Sul.

Controlada pela Costa Rica Energética Ltda., empresa do grupo Silea Participações Ltda.

A PCH Costa Rica tem como objetivo principal produzir energia limpa com responsabilidade, priorizando a qualidade do serviço e a preocupação com o meio ambiente.

A Pequena Central Hidrelétrica Costa Rica, localizada no rio Sucuriú, Município de Costa Rica, estado de Mato Grosso do Sul, produz energia sem deixar de lado a preservação da natureza. As ações de apoio ambiental ao município de Costa Rica incluem a contribuição financeira para a implantação do Parque Municipal Salto Sucuriú e um programa de reflorestamento da vegetação nativa da região nos territórios da usina. A PCH contribui também para o desenvolvimento social da região, com ações de caráter educativo, socioambiental e de lazer.

A PCH Costa Rica iniciou a sua operação em 1998, possui uma potência instalada de 16,00 MW e toda sua energia é comercializada através do mercado livre de energia. Sua outorga de autorização tem vigência até o ano de 2034.

A Costa Rica Energética Ltda. é uma empresa formada entre a sociedade da Silea Participações Ltda. e NEC Energia.

Especificações Técnicas:

  • Casa de força abrigada;
  • 3 turbinas tipo Francis, eixo horizontal, potência máxima exigida de 5,70 MW cada;
  • 3 geradores síncronos, trifásicos, 6,90 MVA, eixo horizontal, 60 Hz;
  • Barragem/vertedouro em concreto tipo gravidade;
  • Demais estruturas: descarregador de fundo, canal de adução, tomada d’água, 3 condutos forçados, canal de fuga e subestação;

Localização

Estrada de acesso ao Salto Sucuriú, nº 2000 | Zona Urbana, CEP: 79550-000 - Costa Rica – MS